quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Festas e dicas

Queridas "Cerejinhas".
Sinto-me honrada com a repercussão do blog e, desta vez, serão atendidos os e-mails recebidos solicitando dicas sobre comportamento em festas.
Vamos colocar desta maneira: São dicas para um comportamento positivo, oriundas da minha observação e de testes pessoais.
Como de costume, não se tratam de "mandamentos" de revista feminina. São apenas DICAS que, geralmente, fazem sucesso.
Mãos à obra!

1ª) ADEQUAÇÃO
Quando bloguei sobre " Dicas para o primeiro encontro", discorri sobre a necessidade imperiosa da ADEQUAÇÃO. Em festas, dá-se o mesmo.
Você não vai à praia de vestido longo, muito menos de biquíni à uma festa a rigor.
Geralmente o convite estabelece o traje ideal para o evento e você TEM que atendê-lo. Caso haja dúvidas quanto aos termos: Trajes esporte, esporte fino, passeio, passeio completo, social e rigor (ou gala), consulte o Google, porque o tema já foi exaustivamente debatido na web.
Quanto aos convites de casamento, por convenção social, não trazem em si a especificação do traje a ser utilizado na cerimônia.
O motivo é claro: Fica subentendido.
Há muitas, digamos, "pistas" quanto ao tipo de cerimônia à qual foi convidada como: a espécie de papel utilizado no convite ( Linho, Reciclado...), a fonte escolhida ( rebuscada ou mais casual), na totalidade, se é moderno ou conservador, local e horário da cerimônia.
Todos estes itens indicarão o resultado pretendido para o evento e, é claro, você deverá correspondê-lo na aparência, como convidada(o).
LEMBRETE: A solenidade é para os noivos e familiares porém, direcionada aos convidados. Sendo assim, faça a sua parte e entenda que, diante de tantas possibilidades, o seu nome está entre os escolhidos. É uma honra!
Calças Jeans, de Sarja, tênis e rasteirinhas estão banidos destas solenidades.
Exceção: Casamentos temáticos, como por exemplo, na praia.
Em sendo desta forma, os noivos tendem a indicar o vestuário adequado. Quando realizados na praia, a solicitação é no sentido de cores claras e tecidos leves. Aí, sim, as rasteirinhas podem ter o seu espaço!
2ª) A chegada
É deselegante o atraso da noiva ou de qualquer um dos envolvidos no evento. Certa vez fomos a um casamento, no qual o padre atrasou mais de três horas! Absurda a situação.
Contudo, igualmente deselegante é o atraso dos convidados em qualquer cerimônia, pensando que a anfitriã (noiva, debutante, aniversariantes em geral) atrasará. Pense bem como deve ser horrível entrar em uma igreja ou Casa de Festas e ser recebida por pouquíssimas pessoas.
Horários existem para ser respeitados! Seja educada(o)com quem a convidou.
LEMBRETE 2: Há convites com a sigla R.S.V.P que, traduzindo do francês, indica que você deve responder se comparecerá. É fundamental respeitar este pedido do anfitrião, ligando e confirmando ou não a sua presneça e de possíveis acompanhantes (convidados!!!).
3ª) Você é VISTA.
Esta dica é OURO EM PÓ.
Nove entre dez mulheres chegam ao local do evento cobertas por uma vergonha inexplicável. Podem estar fortemente produzidas, no esquema "Dress to Kill", que não resolve a situação.
LEMBRETE: Qualquer ser humano tende a observar quem está chegando e os arredores onde se encontra. Faz parte do nosso instinto de sobrevivência e ele nos fez chegar até aqui.
Portanto, quando pessoas olham para você, na sua entrada no recinto, não se trata de um complô, mas de uma necessidade psíquica.
Valha-se deste instinto. Ao chegar, simplesmente pare à entrada.
Deixe-se ser observada e observe também, devolvendo os olhares ao seu redor.
Com isso, você mapeia o local e marca a sua presença POSITIVAMENTE, como uma Cerejinha segura.
Promova, o que eu denomino de "olhar panorâmico" ou "olhar do espião". É valiosíssimo!
Após este olhar de 180°, encaminhe-se até o local vazio que você já observou ou dirija-se àquele apontado pela cerimonialista. Neste caminho, aja com calma e confiança, pois a situação está "mapeada" por você, incluindo fios soltos pelo chão, tapetes perigosos, crianças desnorteadas e pessoas que insistem em esticar os pés para fora do seu limite. Com esta calma e segurança evitará quedas e trpeções.
4ª) Sente-se.
Há pessoas que, inadvertidamente, arremessam seus corpos sobre as cadeiras ou assentos em geral. Além de deselegante, corre-se o risco de quedas, tendo em vista que muitos destes mobiliários apresentam defeitos, trincas...
Tampos de mesa, em se tratando de festas, geralmente são removíveis. Portanto JAMAIS apoie seus cotovelos sobre eles (por educação e precaução) evitando, assim, que ele se vire sobre você.
5ª) Beba com moderação e alimente-se.
No tópico Alimentação, já fiz uma extensa explicação da sua necessidade em ocasiões especiais no " Dicas para o primeiro encontro".
Você não vai querer ser lembrada pelo vexame, na pista de dança ou, ainda, passar a noite vomitando no banheiro.
Para as " Cerejinhas" que curtem beber, lembrem-se que misturar NUNCA. E procure sempre hidratar o seu corpinho, já que as bebidas alcoólicas (especialmente os destilados - como Whisky) tem grande poder de desidratação.
Ocorre um efeito rebote: Quanto mais bebe, mais desidratado e, portanto, mais sede você tem.
Minorize este efeito com a boa e velha água. Para cada dose ou taça, um copo com água, ok?!
6ª) Na pista de dança
Sem timidez ou excessos.
Jogar o corpo de um lado para o outro não é dançar! Afinal uma festa é celebração, alegria e descontração.
Mas não seja aquela criatura que dança com a gravata na testa, suando em bicas e gritando "Mengo" quando a filmagem o focaliza...
LEMBRETE: Você não veio do séulo XV! Portanto, aja com naturalidade com as câmeras. Elas estão lá para registrar a sua presença no evento.
7ª) Pegação
Vista-se para você , em adequação ao evento. Jamais na intenção de "arranjar" alguém.
Festas familiares não são o lugar adequado para pegação e beijos de amídala. Há pessoas idosas que irão se chocar com este tipo de comportamento, além de gerar uma saia justa entre os anfritriães e você.
Caso alguém se interesse por você e vice-versa, espere acontecer. Converse, curta a festa com o seu par e marque um encontro posterior.
Afinal de contas, é por isso que chamamos de " VIDA PRIVADA".
Beijos mil,
Adri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário