quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Assédio sexual no trabalho

Queridos "Cerejinhas" e "Sundaes".


É gratificante comemorar a enorme adesão de homens ao meu- nosso- Blog!
Obrigada macharada inteligente e bacana!
Assim, resolvi dar um apelido só para vocês: Sundae. É masculino e...Gostoso! rsrsrs
Beijos às "meninas poderosas", em especial, para "D", que já sofreu assédio e não sabe como lidar com a situação.
Como eu também já sofri alguns, especialmente quando era mais jovem (o abusador tem preferência pela juventude!), sinto-me à vontade para discutir o assunto. Será sob o prisma comportamental, já que as questões legais são demasiado complexas e têm que ser estudadas caso a caso, com o acompanhamento de um profissional especializado no tema.
Portanto, se esta for a sua questão, procure um advogado. Afinal, você quando está doente vai ao médico, não é?!
Mãos à obra!

1) O ABUSADOR
Atualmente, o abusador pode ser homem ou mulher, pois ambos conseguem chegar a altos cargos, chefias na administração em geral ou, ainda, nas empresas menores, que se utiliza do poder do cargo/função/chefia para pressionar a vítima e, assim, obter a vantaagem sexual.

Trata-se de um PERVERSO, com a incapacidade de ouvir NÃO e ter um capricho INSATISFEITO.
Neuróticos, ao exercer o assédio, buscam o "Objeto do desejo" e não a pessoa, pois trata-se de uma relação de poder e POSSE.
A vítima do assédio sexual no ambiente do trabalho é, para o abusador, uma iguaria num buffet self service da vida- "Ah, a nova estagiária", "Ah... O boy do sétimo andar", "O segurança recém contratado" e por aí vão, como se todos estivessem ao dispor das vontades dele.

2) A VÍTIMA DO ASSÉDIO
Primeiramente, livre-se da CULPA!
A pessoa assediada, muitas vezes, sente-se culpada pelo assédio sofrido, questionando-se se de alguma forma deu margem àquela situação.
ERRADO!
Você não tem culpa alguma. VOCÊ É UMA VÍTIMA!
Precisa do emprego, tem contas e compromissos a honrar, família e, com base nisso, fica sem saber como lidar com a situação, o que favorece o abusador.
LEMBRETE: O ABUSADOR É UM PREDADOR.
Hoje a vítima é você. Mas antes e depois existirão outras pessoas, porque o abusador é contumaz. Não consegue parar.
Muitas situações tem-se o abusador como alguém que já sofreu assédio sexual e cedeu, atingindo o cargo, função, chefia ou promoção por este motivo.  Passou a aceitar como normal o assédio no setor de trabalho e como uma engrenagem natural da vida.
NÃO O É!
Você pode e deve dizer NÃO!

3) A questão: COMO?
Sugerirei estratégias desenvolvidas por mim e que deram super certo, neutralizando o abusador sem levá-lo ao Knockout do ego.
"Escorregar"
Ao ser abordada(o) pelo abusador, faça com que ele/ela repita a abordagem: " O que foi mesmo que o senhor(a) disse?", claro que usando um tom de voz neutro, sem qualquer emoção.
Desta maneira, você o retira do módulo AUTOMÁTICO e o faz pensar no que falou.
Ponto para você!
Muitos param por aí.
Caso persista, responda de forma criativa. Vou dar um exemplo da minha vida: "Nem imagina o sonho que tive com você, esta noite".
Resposta: "Realmente, porque nunca sonho com o senhor!", saindo tranquila, sem abalos emocionais.
"JAMAIS SEJA O COELHINHO"
Lembre-se que você está numa caçada.
Aos ser abordada - até porque você está desprevinida(o) - pode ocorrer o momento " COELHINHO". Ou seja, assustada, ingênua( muitas vezes, com o rosto corado) e fofinha(o).
Pronto, você é a presa ideal para o predador que se utiliza da hierarquia para atingir o fim sexual.
Tal como um pedófilo, ele se sente extremamente atraído(a) pela INOCÊNCIA, porque seu poder aumenta, sentindo-se seguro do resultado. Adicione-se a isso: Ele pensa que tem a sua vida nas mãos!
NADA DISSO!
Traga para a sua alma a energia do Dragão, Tigre, Serpente, tanto faz. Deixe fluir para a mente e detone no olhar.
Assim, você se torna um(a)  predador(a).  E o seu olhar avisa- "Apenas sob controle..."
Ponto para você!

4) COM O USO DA FORÇA.
Ocorrem situações em que o abusador, no desespero de não atingir o seu objetivo, utiliza-se da força. No caso das mulheres é o crime de estupro e no dos homens, lesão corporal (que, mais ou menos, é um "estupro masculino").
Nestes casos, dirija-se à uma Delegacia Policial e registre a ocorrência. Lá eles a/o encaminharão para a perícia e é FUNDAMENTAL que você vá como estiver, pois a coleta de provas dependerá disto. Um simples banho invalida muitos vestígios que ajudarão na comprovação do crime e na punição do abusador/criminoso.
Nestes casos, a Justiça será automaticamente envolvida.
Enfim, seja qual for a situação, conte os fatos (desde o início do assédio) aos seus familiares e amigos, pois eles podem acolher você e ajudá-la(lo).
LEMBRETE: O SILÊNCIO É A MELHOR ARMA DO ABUSADOR! DENUNCIE!

Esperando ajudar na melhoria da qualidade de vida dos meus leitores, beijos meus a todos- "Cerejinhas" e "Sundaes".
Adri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário